quarta-feira, 14 de abril de 2010

Critérios do amor

“O amor (...) não se conduz inconvenientemente” (1 Co 13. 5).

Oamor pode ser qualquer coisa? A base sob a qual ele opera é tão ampla, a ponto de facilmente pensarmos que tudo é amor. Mas qualquer palavra sem definição precisa corre o risco de desaparecer ou de cair no vazio.

A escassez na compreensão e na prática do amor não ocorre por falta de parâmetro bíblico sobre seu significado, senão por imperícia de conhecimento e conduta.

A palavra grega para critério (kríma) é usada por Cristo (Mt 7. 2) quando vetou o julgamento que condenava por falta de perdão. Veja que o critério aqui é o caminho do perdão na avenida das faltas mútuas. Ele também diz que seremos medidos com a mesma medida que medirmos, por isso, o ideal é que a “a medida do amor seja o amor sem medida” (Agostinho).

Outro critério do amor diz respeito ao seu modo de ser. Paulo diz que o amor não se comporta de maneira indecente ou vergonhosa. Não faz nada que possa envergonhar o alvo desse amor. O amor não maltrata. O amor é discreto, mas há dor e ressentimento onde o tagarela tem trânsito livre (Pv 21. 23; Ec 5. 3).

O amor também está ligado à empatia. Onde há falta de resposta afetiva apropriada à situação da outra pessoa, não apenas se reproduzem tagarelas em escala industrial, mas também permanece a visão restrita, ou mesquinha da realidade do outro. Em outras palavras, a empatia procura analisar a realidade do outro a partir do seu mundo e do seu momento. Toda análise que foge desse parâmetro é injusta e o “amor não se alegra com a injustiça” (1 Co 13. 6; 1 Jo 3. 17).

Mas esta avaliação deve ter propósitos piedosos. Pois dissecar a vida alheia como se faz com um rato no microscópio é não apenas um ato calculista, mas ainda ímpio e profano com o potencial de destruir qualquer unidade.

Então devo conhecer o critério da Escritura sobre a essência do amor a fim de que ele regule meu comportamento. Agindo com empatia, colocando-me no lugar do próximo e analisando a atitude do irmão com propósitos santos.
(Rev. Abner Carneiro).

Um comentário:

  1. Para mim é emocionante ver esta igreja novamente em reforma e aumentando o templo. Que esta ela seja um canal de bençãos na vida de muitas pessoas que nessecitam saber do amor de jesus, assim como foi importante na minha vida e de minha família quando morei aí em Caraguatatuba. Guardo com grandes saudades os tempos em que era apenas uma igrejinha. "Igrejinha" só na maneira carinhosa de dizer pois sempre tiveram pessoas com muito amor para levar a mensagem e compartilhar a vida cristão. Muitos já se foram, outros permanecem aí, e outros vem chegando, e é assim que deve ser para que o reino de Deus cresca sempre forte e edificante. (Beijos a meus pais, sinval e Helci que retornaram)
    Abraços a todos, na paz de Cristo

    Silvana
    Limeira-SP

    ResponderExcluir

Ministério de Planejamento e Marketing

Responsáveis:

Rafael Pinheiro - rafael.sonix@terra.com.br

Fernando Pires - lnandopr@gmail.com

Rodrigo Domingues - graficacaragua@gmail.com





Localização

Avenida Miguel Varlez, 629, Centro
11660-000
Caraguatatuba - SP



Exibir mapa ampliado

contator de visitas